Projectos - Investigação & Desenvolvimento

A Sogilub tem o prazer de comunicar que acaba de ser disponibilizada a aplicação “SmartLubi” para smartphones com os sistemas operativos IOS ou Android.

Projecto CONUR e bolsa de investigação, visam maximizar o potencial de regeneração dos óleos lubrificantes usados.

A SOGILUB - Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados e a PRODEQ -Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Química, associação sem fins lucrativos ligada ao Departamento de Engenharia Química da FCTUC, formalizaram um acordo de parceria que contempla um projecto cujo objectivo é a caracterização dos óleos lubrificantes novos e usados, ao nível das suas principais propriedades, bem como a atribuição de uma bolsa de investigação que permitirá financiar o desenvolvimento de estudos conducentes ao grau de doutor em Engenharia Química, pela Universidade de Coimbra. Os trabalhos a realizar envolvem a análise da contaminação de óleos usados recolhidos em Portugal e da sua regeneração para a produção de óleo base.

Este projecto teve como objectivo o desenvolvimento de uma metodologia de amostragem, simultânea ao processo de recolha, que permitisse a colheita de uma amostra representativa, fiável e rápida.

No âmbito do projecto “Mobilidade”, prosseguiram em 2013 os testes de fiabilidade de equipamentos embarcados nas viaturas de recolha, transmissões online para o Si-Oil, adaptação e acolhimento pelos operadores. Os resultados obtidos permitem encarar com optimismo a potencial adopção no futuro maximizando, dessa maneira, a produtividade e a rentabilização de recursos.

Foi iniciado o desenvolvimento, instalação e alojamento do Si-Oil para uma versão web, com o objectivo de garantir a gestão das actividades actuais da Sogilub numa plataforma mais unificada, organizada e ágil para os seus utilizadores.

O projecto consistiu no desenvolvimento de um estudo de viabilidade de um sistema de recolha de óleos lubrificantes usados que permitisse a correcta segregação e codificação dos referidos óleos e o seu correcto encaminhamento para a SOGILUB. Foram atribuídas duas bolsas de investigação e duas bolsas de iniciação científica.

No âmbito da gestão do SIGOU, a SOGILUB prosseguiu a monitorização da evolução da valorização dos óleos usados a nível internacional, através do acompanhamento da sua progressão, quer a nível cientifico, quer económico, no domínio do processamento e valorização de óleos usados, dando disso conhecimento nas newsletters trimestrais que publica.

Continuação de desenvolvimentos em Si-Oil para optimização da plataforma de informação da SOGILUB.

Investigação e Desenvolvimento

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Notícias em Destaque

  • Óleos usados pré-tratados para Destinos Finais (Setembro de 2018) +

    A SOGILUB vendeu, no mês de Setembro de 2018, 1.414 toneladas de óleos lubrificantes pré-tratados destinadas a Reciclagem e Regeneração Ler mais
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5