Consumo por sectores

Nos países desenvolvidos, é sem dúvida o sector automóvel o responsável pela maior fatia no consumo de lubrificantes. Porém, também esta percentagem do consumo tem vindo a descer progressivamente. Outro indicador interessante é o rácio entre o consumo de óleo de motor e o consumo de combustível. Tomando como exemplo a União Europeia, constata-se que este índice decresceu dois terços nos últimos 30 anos. Tendo em conta que os consumos de combustível dos atuais motores são muito inferiores, é fácil concluir que o consumo de lubrificantes diminuiu numa proporção muito maior.

Ainda mais interessante é verificarmos que, tomando novamente como exemplo a União Europeia, notamos um crescimento contínuo do parque automóvel e uma redução contínua do consumo de lubrificantes. Isto deve-se, sem dúvida, às características extraordinárias dos atuais lubrificantes para motor, cujo desenvolvimento tecnológico, como já referimos, tem sido absolutamente notável, permitindo a sua utilização por períodos muito mais alargados e, consumindo-se menos.

Fonte: Europalub

Lubrificantes Automóvel

Dentro dos lubrificantes utilizados no automóvel, a grande fatia diz respeito aos óleos para motor que representam à volta de 80%. Na União Europeia, em 2010, os carros ligeiros de passageiros foram responsáveis por 47,4% do consumo e os comerciais por 32,7%.

Lubrificantes para a Indústria

Na União Europeia os lubrificantes industriais representam à volta de 37% do mercado, sendo os lubrificantes para sistemas hidráulicos os mais consumidos.

Mercado Português

As vendas de lubrificantes em Portugal têm vindo a cair muito significativamente nos últimos anos.

Esta diminuição de consumo deve-se por um lado à diminuição da actividade económica e da produção nacional mas também, como já referimos, ao alargamento do período de utilização dos lubrificantes devido às suas cada vez melhores propriedades e a motores e equipamentos cada vez mais eficientes.

Porém, tal como acontece em situações de maior dificuldade económica e financeira das famílias e dos agentes económicos em geral, há uma tendência para adiar a realização de algumas tarefas que não parecem prioritárias. Entre elas poderão estar as relacionadas com a manutenção, em particular a automóvel, como por exemplo a substituição de pneus, de escovas limpa pára-brisas, e naturalmente, do lubrificante do motor.