A coagulação de um óleo lubrificante usado é uma reação química que permite identificar se um determinado óleo usado pode ou não ser regenerado, dessa forma é bastante importante para a Sogilub analisar, estudar e perceber melhor o fenómeno da coagulação.
Assim, a Sogilub em conjunto com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu ao longo dos últimos anos um modelo analítico preditivo da coagulação através da realização de uma análise FTIR – espectrofotometria de infravermelho com transformada de Fourier. Este modelo foi elaborado com recurso a ferramentas de inteligência artificial, machine learning e estatística aplicada, integrando ainda outras técnicas espectroscópicas como o infravermelho próximo (NIR), Raman e a ressonância magnética nuclear (RMN).
Este modelo, foi sendo testado nos vários laboratórios dos OGR´s ao longo deste período, inclusive com ensaios Inter-laboratoriais, sempre com resultados bastante positivos. Todo este trabalho conjunto de validação, testes e ajustes permitiu que durante o ano de 2025 conseguíssemos implementar nos laboratórios dos OGR´s responsáveis pela recolha dos óleos lubrificantes usados no SIGOU este método analítico preditivo em substituição do ensaio de coagulação utilizado anteriormente (adição de KOH).
A implementação deste modelo preditivo no SIGOU permitiu tornar a operação de controlo analítico indispensável em todo o circuito dos óleos lubrificantes usados mais rápida, eficiente e com resultados homogéneos em todos os laboratórios.
Este projeto está integrado no esforço em Investigação e Desenvolvimento (I&D), tendo já sido tema de diversas publicações científicas da Universidade de Coimbra.


