Descoberto método de produção de óleos lubrificantes com plantas não alimentares

Investigadores da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos da América, afirmaram ter descoberto um método de produzir óleos lubrificantes a partir de biomassa não alimentar e ácidos gordos. Entre outros materiais foram usados a madeira e gramíneas.

A publicação lançada na revista Science Advances apresenta os resultados da comparação do lubrificante obtido com um lubrificante sintético (polialfaolefina). Segundo a equipa de projecto, o novo produto poderia minimizar o uso de aditivos químicos devido às suas propriedades personalizáveis.

Apesar da procura por óleos lubrificantes de base vegetal estar a crescer, a substituição do petróleo por esta opção não será tarefa fácil. Isto porque segundo industriais entrevistados pela Lubes’N’Greases, o petróleo acaba por ser uma matéria-prima barata e cujas características já estão bem estudadas e desenvolvidas para melhorar o seu desempenho. Adicionalmente apontam que toda a maquinaria de produção está desenvolvida para as especificações dos lubrificantes existentes.

Em todo o caso, este é mais um passo para que soluções amigas do ambiente sejam encontradas e se tornem viáveis. De forma a proteger a descoberta realizada, os investigadores avançaram com um pedido de patente internacional.