Breves – Portugal com mais investimento na transição verde

O Ministro português do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que Portugal vai investir mais cerca de 13 mil milhões de euros na transição verde. Esta ação foi referida durante a audição, realizada a 14 de julho, na comissão parlamentar do Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, na qual o Ministro indicou que 6,3 mil milhões de euros proveem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) orientado para a transição climática, ao qual se juntam também os montantes do REACT – Plano de Recuperação para a Europa e do próximo Quadro Financeiro Plurianual (Portugal 2030).

No sector do saneamento básico, o investimento terá prioridade na melhoria da qualidade das massas de água, especificamente no Alto Minho, Noroeste e na região de Aveiro (com investimentos de 5, 20 e 3 milhões de euros, respetivamente). Também o sistema de saneamento de águas residuais do município de Alcanena irá receber 5 milhões de euros e o sistema Público de Parcerias das Águas do Alentejo terá um investimento de 2 milhões de euros.
Na área do ordenamento do território, no âmbito da REACT, serão apoiados programas de rearborização de áreas ardidas e de gestão de combustíveis nas matas nacionais (com um total de 25 milhões de euros), bem como serão beneficiados parques florestais urbanos (1,5 milhões de euros) e recuperadas áreas ambientalmente sensíveis (10 milhões de euros).

Na mesma audição, o Ministro aproveitou para referir a receção de 11 mil candidaturas ao programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis, lançado em junho deste ano. Este programa conta com 30 milhões de euros para apoiar a eficiência energética dos edifícios como uma prioridade para a recuperação económica alinhada com a transição climática e com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu. Enquadra-se também na iniciativa europeia “Vaga de Renovação”, que se dedica principalmente à renovação dos edifícios e que visa abordar as atuais baixas taxas de renovação em toda a União Europeia.

Saiba mais em:

http://www.ambienteonline.pt/canal/detalhe/transicao-verde-vai-ter-mais-de-13-milhoes-de-euros

https://eco.sapo.pt/2021/07/15/transicao-verde-vai-ter-mais-de-13-mil-milhoes-de-euros/

https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx