Comunicações Científicas

Yan, S., Ma, B., Zheng, C., & Chen, J. (2019). IEEE Access, 7, 92110–92118.
An Optimal Lubrication Oil Replacement Method Based on Selected Oil Field Data

A substituição regular dos óleos lubrificantes desempenha um papel fundamental na melhoria da fiabilidade e redução de falhas inesperadas nos equipamento. Este artigo propõe a determinação do tempo óptimo para a substituição do óleo lubrificante em função dos pontos críticos da manutenção.

A obtenção de dados no campo, teve como objectivo a recolha de informações acerca do estado do óleo lubrificante e o grau de degradação do mesmo. O problema foi modelado fazendo a avaliação do estado do óleo lubrificante a partir de uma estrutura de processo de decisão de Markov e, de seguida, proposto um método de construção de um índice do grau de degradação, tendo por base os dados anteriormente apurados. Finalmente, foi apresentado o método proposto para a substituição de óleo lubrificante.

A existência de um método optimizado para a substituição de óleo lubrificante tem inúmeras aplicações, tais como a optimização de planos operacionais e a redução de custos de manutenção.

https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=8756290

 


Rostek, E;  Babiak, M (2019) Transportation Research Procedia Volume 40, 2019, Pages 82-89.
The experimental analysis of engine oil degradation utilizing selected thermoanalytical methods

Neste artigo, os autores levantam o problema da degradação da qualidade do óleo lubrificante devido ao prolongamento dos intervalos entre trocas de óleo lubrificante num automóvel de passageiros. Os resultados da análise térmica dos óleos de motor são apresentados e discutidos. Foram analisados óleos adquiridos novos e utilizados durante 30 mil quilómetros. O objectivo do trabalho é entender as diferenças entre o óleo novo e usado e identificar os problemas associados à extensão dos intervalos de mudança de óleo lubrificante.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352146519301747

 


V. V. Ostrikov; S. N. Sazonov; V. I. Orobinskii; D. N. Afonichev; Chemistry and Technology of Fuels and Oils May 2019, Volume 55, Issue 2, pp 145–150.
Determination of Antioxidant Additive and its Decomposition Products in Working Motor Fuels

Os compostos de enxofre são formados pela oxidação do óleo do motor sob a influência de altas temperaturas, sendo muito difícil determinar o conteúdo residual de um aditivo activo. Para determinar o comportamento o aditivo DF-11, o óleo M-10G2k foi oxidado num termostato. Estabeleceu-se que, com tempos de oxidação de 8 e 10 horas, só é possível determinar a quantidade de enxofre mercaptano a partir da curva de titulação potenciométrica. São propostos um algoritmo e alguns métodos de determinação que permitem a previsão do desgaste e a vida útil do óleo lubrificante, a fim de determinar a totalidade dos compostos que contêm enxofre existentes sob condições de trabalho.

https://link.springer.com/article/10.1007/s10553-019-01014-8