Destaque: A importância das parcerias na responsabilidade social e ambiental – A Sogilub e a Liga dos Bombeiros Portugueses

As parcerias desempenham um papel fundamental na promoção da responsabilidade social e ambiental das Organizações, especialmente em contextos como o português, onde a colaboração entre setores público, privado e sociedade civil tem ganhado destaque. O estabelecimento de parcerias permite  ampliar o Impacto das ações, escalando projetos sociais e ambientais, atingindo mais comunidades e ecossistemas.

A responsabilidade social e ambiental deixou de ser apenas uma ação pontual e passou a integrar a estratégia de negócio.

Parcerias com universidades, centros de investigação, ONGs, e outras Organizações  ajudam a inovar e a desenvolver práticas sustentáveis, como gestão de resíduos ou eficiência energética. Para além disso, a colaboração com parceiros externos reforça a credibilidade das ações de responsabilidade social, aumenta a transparência e a confiança das partes interessadas. As parcerias promovem o diálogo com comunidades locais, o que permite identificar necessidades reais e desenvolver soluções mais eficazes e inclusivas.

Um bom exemplo do que acabámos de referir, é o Acordo de Parceria Institucional que a Sogilub celebrou em 2023 com a Liga dos Bombeiros Portugueses. É objetivo desse acordo, não só estabelecer mecanismos de cooperação com vista a garantir a sensibilização do cidadão para a correta entrega dos óleos lubrificantes usados, bem como que estes sejam encaminhados através da expansão da rede DYI (Do It Yourself).

A rede de recolha de óleos lubrificantes usados provenientes dos cidadãos, a qual designamos por rede Do It Yourself (DIY), tem como objetivo dar resposta à necessidade de existência de locais onde qualquer particular possa deixar o óleo lubrificante usado que produziu, de um modo rápido e fácil, mas com a garantia de que o resíduo vai ser encaminhado da forma correta, neste momento temos cerca de 273 destes locais em todo o país.

Através desta parceria a Sogilub já cedeu 13 “oleões”, designação dada aos reservatórios para receção de óleos usados resultado de I&D interno e que se caracterizam por serem produzidos com 25% de polietileno reciclado e serem 100% recicláveis, tendo como características adicionais não serem sujeitos a corrosão, possuírem indicador de nível, parede dupla, detetor de fugas e estarem identificados com a marca Ecolub, com as normas de segurança e respetivo código LER. Os oleões são colocados em locais que respeitem as normas de segurança e ambiente, devidamente controlados de modo a permitir o acesso condicionado, adequada ventilação e acessibilidade, protegido contra impactos, afastado de fontes de ignição, fácil acesso, provido de meios de proteção e combate a incêndio e Kit de absorção de derrames.

As 13 Corporações de Bombeiros contempladas, tendo como principal critério de atribuição a sua importância estratégica na rede SIGOU, foram: Aljezur, Bucelas, Lisboa – Cabo Ruivo, V. N. Famalicão, Golegã, Moita, Mora, Odemira, S. João da Pesqueira, Portalegre, Sabugal, Viana do Castelo e V. N. de Paiva, o que permitiu recolher até agora 13.606 kg de óleos lubrificantes usados.

Esperamos continuar a desenvolver estas parcerias com quem desempenha um papel absolutamente essencial na sociedade portuguesa, sendo reconhecidos como verdadeiros heróis do quotidiano. A sua importância vai muito além do combate a incêndios, do socorro e transporte de doentes e sinistrados, ou de intervenção em situações de catástrofe. A esta missão multifacetada, junta-se a proteção ambiental fruto da sua proximidade com as populações, que muito agradecemos.