EM FOCO: Evolução do mercado de veículos elétricos e o desenvolvimento de lubrificantes específicos

O mercado dos veículos elétricos é uma das áreas mais dinâmicas no que diz respeito à transição energética e à descarbonização. Ao longo dos últimos anos, as vendas de veículos elétricos têm aumentado consideravelmente, sendo que, a nível global, em 2022, foram registadas vendas de cerca de 10,5 milhões deste tipo de veículos (figura 1), incluindo veículos 100% elétricos (que representam aproximadamente 70% das vendas) e híbridos plug-in. Este valor corresponde a um aumento de cerca de 55% face a 2021, ano em que foram vendidas quase 6,8 milhões de veículos elétricos, que, por sua vez, corresponderam a cerca de 10% do total de veículos vendidos em 2021, considerando as várias tipologias. Este aumento deve-se a múltiplos fatores, entre os quais o contínuo suporte político, através de incentivos e investimento público inerentes à implementação de políticas e estratégias no âmbito da descarbonização [1];[2].

Figura 1 – Evolução anual da venda global de veículos elétricos | Fonte: EV Volumes, Global EV Sales for 2022 [2]

Em Portugal as vendas têm também seguido uma trajetória crescente, tal como se pode verificar pela figura seguinte, registando mais de 36 mil unidades vendidas em 2022. Em particular, a nível nacional os veículos 100% elétricos têm denotado uma maior procura face aos híbridos plug-in, não só devido à maior oferta no mercado, mas também devido aos requisitos procurados pelos consumidores e incentivos infraestruturais e fiscais. Atualmente, a quota de mercado nacional dos veículos elétricos ronda os 26,8%, significando que mais de 1 em cada 4 ligeiros de passageiros vendidos em Portugal é um veículo elétrico [2].

 

Figura 2 – Evolução das vendas de veículos elétricos em Portugal (2019-2022) | Fonte: UVE, 2019 [3}; UVE, 2023 [4]

Desta forma, o mercado dos veículos elétricos veio também alterar a dinâmica associada aos óleos lubrificantes, uma vez que os veículos elétricos, ao contrário dos veículos com motor de combustão, não requerem as mesmas necessidades de óleos para o motor, influenciando negativamente a procura por óleos lubrificantes para automóveis. Contudo, a indústria dos óleos lubrificantes tem já apresentado algumas soluções de lubrificantes e fluídos de refrigeração destinados especificamente para os veículos elétricos, nomeadamente para as suas baterias, fios de cobre nos motores elétricos, rolamentos no motor, eixos e sistemas de direção e as transmissões para engrenagens e diferenciais [5].

Não obstante, há ainda várias oportunidades e nichos de mercado por explorar, por parte dos fabricantes de óleos lubrificantes, nomeadamente no que se refere aos fluídos de gestão térmica para os veículos elétricos. Este tipo de fluídos é fundamental para o bom funcionamento de qualquer veículo elétrico, em particular para as suas baterias que requerem fluídos que permitam o seu arrefecimento e controlo da temperatura, prevenindo o sobreaquecimento e eventuais riscos de incêndio [5]. Para além disso, estes líquidos, quando formulados de forma eficaz, permitem aumentar os rácios de potência e densidade de energia das baterias, melhorando a durabilidade e longevidade das células da bateria [6].

Outra necessidade fundamental relacionada com a mobilidade elétrica são os carregadores rápidos de veículos elétricos. À semelhança dos veículos, este tipo de carregadores beneficia da adição de fluídos de gestão térmica, de modo a facilitar o fabrico e manuseamento dos cabos de carregamento, que geralmente são pesados e de diâmetro largo [6].

Neste sentido, verifica-se que, apesar da eventual diminuição dos óleos lubrificantes associados à indústria automóvel com motores a combustão, há um mercado emergente e com oportunidades a explorar por parte da indústria dos óleos lubrificantes.

 

Referências:

[1] IEA. (2022). Global EV Outlook 2022. IEA, Paris. Consultado em abril 2023: https://www.iea.org/reports/global-ev-outlook-2022

[2] EV Volumes (2022). Global EV Sales for 2022. Consultado em abril 2023: https://www.ev-volumes.com/country/total-world-plug-in-vehicle-volumes/

[3] UVE (2019). Vendas de Veículos Elétricos em 2019. Novo máximo! Consultado em abril de 2023: https://www.uve.pt/page/vendas-ve-2019/

[4] UVE (2023). Vendas de veículos 100% elétricos continuam a pressionar em alta – Novos recordes de vendas em março de 2023. Consultado em abril de 2023: https://www.uve.pt/page/vendas-ve-03-2023/

[5] Lubes’N’Greases (2022). A Single EV Coolant an Transmission Fluid? Consultado em abril 2023: https://www.lubesngreases.com/lubereport-americas/5_49/a-single-ev-coolant-and-transmission-fluid/

[6] Lubes’N’Greases (2022). The EV Charging Race Is Hot! Consultado em abril 2023: https://www.lubesngreases.com/magazine/28_10/the-ev-charging-race-is-hot/