ENTREVISTA – Carclasse – Comércio de Automóveis, S. A.

A Sogilub apresenta… Carclasse – Comércio de Automóveis, S. A.

Nesta edição falámos com a Carclasse – Comércio de Automóveis, S. A., para conhecer melhor a sua atividade e a sua opinião sobre o SIGOU, enquanto produtores de óleos novos (PrON) e produtores de óleos usados (PrOU)
Sogilub (S) – Fale-nos um pouco do Carclasse – Comércio de Automóveis, S. A. e da sua atividade: percurso em Portugal, principais atividades, o que vos diferencia no sector.

Carclasse (C) – A Carclasse, encontra-se no setor automóvel há mais de 25 anos e constitui um dos maiores concessionários e oficina da Mercedes-Benz, smart, Jaguar e Land Rover em Portugal. A sua principal prioridade cinge-se na dinâmica, profissionalismo e qualidade com que atende os requisitos dos seus clientes, traduzindo-se na contínua procura pela excelência nos serviços fornecidos, assim como pelo acompanhamento das principais inovações relacionados com o setor automóvel. Neste momento, a Carclasse é composta por 5 instalações na região do Minho (Carclasse de Barcelos, Braga, Famalicão, Guimarães e Viana do Castelo), 4 instalações em Lisboa (Carclasse Expofor, Expo e Lisboa) e, mais recentemente, 4 instalações no Alentejo/Algarve (Carclasse Sul em Beja, Évora, Faro e Portimão). Todas elas representam a marca Mercedes-Benz, à exceção de Guimarães e Lisboa que representam também a marca Jaguar e Land Rover e a Expofor que é um concessionário oficial da Ford. Nos últimos tempos, a Carclasse tem apresentado uma preocupação significativa no que diz respeito às questões ambientais relacionadas com o setor onde está inserida. Tem vindo a adotar práticas mais sustentáveis tanto nas oficinas, como nos setores administrativos, que se traduzem na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, com o principal intuito de certificação pela ISO 14001, obtendo assim um Sistema Integrado de Qualidade e Ambiente.

S – Como caracteriza o mercado dos lubrificantes em Portugal, de uma forma geral, e no vosso canal de distribuição? Quais as principais oportunidades e desafios?

C – Podemos considerar que atualmente a indústria de lubrificantes tem sido transversalmente afetada pelo aumento do custo das matérias primas e dos derivados do petróleo, bem como toda cadeia de logística que se encontra associada à sua comercialização. Contudo, também é certo afirmar que no caso da Carclasse – Comércio de Automóveis, S.A., o volume de negócio nos lubrificantes aumentou consideravelmente mesmo quando comparado com o período pré-pandémico. O principal desafio para os próximos anos prende-se com a transição para um parque circulante mais eletrificado, numa reformulação do setor automóvel, e em particular do mercado dos lubrificantes.

S – Qual a estratégia do Carclasse – Comércio de Automóveis, S.A. para o mercado português, relativamente aos lubrificantes?

C – Apesar dos desafios futuros, os lubrificantes continuarão a ser parte integrante e fundamental do setor automóvel. O nosso foco e aposta passará sempre por apresentar um produto de qualidade superior, enquadrado com as marcas que representamos, que seja sempre capaz de dar resposta aos requisitos mais exigentes do mercado.

S – Quais os maiores desafios que se colocam aos produtores de resíduos em geral e a vós, em particular?

C – Acreditamos que um dos principais desafios colocados aos produtores de resíduos no setor automóvel, esteja relacionado com o destino final atribuído aos resíduos produzidos. Ou seja, cinge-se na dificuldade em encontrar um operador que recicle grande parte dos resíduos provenientes dos equipamentos automóveis, uma vez que a maioria dos mesmos é automaticamente descartado da reciclagem devido aos materiais utilizados. No que diz respeito à Carclasse, para além dessa dificuldade, verificamos também que um dos maiores obstáculos consiste essencialmente na separação correta dos resíduos na origem. Produzimos quantidades bastante elevadas dos diferentes tipos de resíduos de óleo provenientes das viaturas nas nossas instalações, o que complica a correta segregação dos mesmos, devido aos espaços reduzidos de armazenamento nas diferentes oficinas.

S – A Sogilub e o Carclasse – Comércio de Automóveis, S.A. têm já vários anos de colaboração. Considera importante a adesão ao SIGOU? Como vê a interação com a Sogilub?

C – É fundamental a Carclasse estar segura e saber que a gestão dos óleos é realizada da forma mais eficaz, cumprindo com as disposições legais e sendo dado o melhor encaminhamento a estes resíduos. A interação com a SOGILUB é adequada não havendo registo de dificuldades na realização dos serviços.

S – De forma geral, considera a atividade da Sogilub importante para o Carclasse – Comércio de Automóveis, S.A., enquanto produtores de óleos usados? Porquê?

C – Sim, é bastante importante, pois os óleos usados resultantes das atividades praticadas na Carclasse são considerados resíduos perigosos inflamáveis, não solúveis ou biodegradáveis e quando em contacto com o meio ambiente sem o devido tratamento têm impactes bastantes negativos. Dito isto, é fundamental sermos apoiados por uma entidade que garanta a atribuição do melhor destino para estes resíduos, ou seja o seu tratamento e valorização.

S – Como avalia a evolução do desempenho da Sogilub ao longo dos anos e qual o balanço que faz, de acordo com a vossa experiência?

C – Verifica-se uma evolução positiva estando atenta a cada vez mais pormenores, de forma a melhorar este processo no todo.

S – Qual a sua opinião sobre a forma como a Sogilub comunica convosco? O que acha que pode ser melhorado?

C – Até ao momento as comunicações são adequadas, não tendo sido identificadas necessidades de melhoria.

S – Como avalia o portal https://www.sogilub.pt/ e a plataforma de declarações eletrónicas sogilub.net?

C – Bom, fornece diversas informações relacionadas com o ambiente, mercado de óleos novos e usados, atualização de legislação, mantendo as entidades a par das novas atualizações.

S – Considera importante que haja lugar à realização de ações de sensibilização/formação promovidas pela Sogilub, quer no âmbito dos óleos usados quer dos óleos novos?

C – Sim, porque a legislação relacionada com o ambiente é bastante complexa, havendo constantes variações na mesma. Posto isto, do ponto de vista da Carclasse, é uma mais valia a existência deste tipo de ações de sensibilização/formação por entidades externas de modo a garantir que cumprimos com todos os requisitos, assim como, ter feedback/informações de modo a melhor as ações implementadas.

S – Existem algumas ações no âmbito da Economia Circular, que sejam desenvolvidas por vós e que gostasse de referir?

C – Não, apenas enviamos os óleos usados para entidades licenciadas que, posteriormente, procedem à valorização/ tratamento dos mesmos.

S – Tendo em consideração o facto de que o Carclasse – Comércio de Automóveis, S.A. se deverá relacionar com várias Sociedades Gestoras de Resíduos, que desafios futuros, do seu ponto de vista, se colocam às Sociedades Gestoras em geral, e à Sogilub em particular?

C – Acompanhar a evolução do setor automóvel, de modo a melhorar os processos de valorização para reduzir a quantidade de resíduos potencialmente recicláveis (como plásticos rígidos) enviados diretamente para aterro. No que diz respeito à Sogilub, apostar em entidades gestoras de resíduos que optem cada vez mais pelo tratamento e valorização dos óleos usados, de forma a ser possível reinserir uma percentagem dos mesmos no mercado, ou na criação de outros produtos, aumentando assim o ciclo de vida deste produto bastante prejudicial para o ambiente.