A Sogilub apresenta – NORAUTO

Apresentamos a Norauto, mais um dos parceiros de referência da Sogilub, que integra o SIGOU desde a sua fundação. A empresa criada em França há mais de 40 anos é hoje também uma referência para os consumidores em Portugal.

Sogilub: Fale-nos um pouco da história da Norauto em Portugal.

Norauto: A Norauto nasceu em França há mais de 40 anos e é hoje líder europeia em centros auto, onde combina lojas livre-serviço com oficinas, que garantem 100% da manutenção de veículos multimarca.  Em Portugal desde 1996, detém actualmente 26 centros-auto dos quais uma Norauto Shop, 4 Oficinas Móveis e mais de 550 colaboradores, pretendendo prosseguir a sua expansão e ser cada vez mais a referência dos portugueses no mercado automóvel. Exemplo disso é o reconhecimento que obtivemos ao sermos escolhidos este ano pelos consumidores em 3 prémios de referência – Comportamento do Consumidor, 5 Estrelas, Marktest Reputation Index.

Sendo a inovação um dos eixos principais da empresa, a estratégia da Norauto assenta na busca contínua de soluções de mobilidade para o automobilista, criando novos conceitos de proximidade que facilitem a sua vida. São exemplos recentes desta inovação o novo serviço Norauto Renting, Norauto Shop, Norauto Shop in Shop, Norauto Oficina Móvel, Norauto Connect e ainda a Norauto Drive.

Estamos neste momento numa fase de trabalho interno acerca da renovação dos nossos valores actuais: Partilha – Respeito – Empreendedorismo – Performance – Autenticidade, no entanto e paralelamente, já foi decidido que o Desenvolvimento Sustentável será integrado na nossa estratégia, através de acções concretas que nos permitam, a título de exemplo:

  • promover a reparação e a manutenção por forma a prolongar a duração de vida dos veículos;
  • ser uma referência na minimização da poluição do parque circulante;
  • ser uma referência na segurança rodoviária;
  • ser uma referência na manutenção/reparação dos veículos menos poluentes;
  • acompanhar os nossos clientes na direcção da multiplicidade energética;
  • desenvolver uma gama e soluções para as 2 rodas eléctricas;
  • agir pelo emprego e inserção;
  • reforçar o nosso compromisso numa política de compras responsável com vista a renovar a nossa oferta comercial.

 

Sogilub: A Sogilub e a Norauto têm colaborado desde o início do SIGOU. Considera importante a adesão ao SIGOU? Quais as vantagens?

 Norauto: Sim, sem dúvida, ao aderir ao sistema integrado de gestão de óleos usados, onde estão todas as empresas de gestão e reciclagem de óleos usados, cumprimos todas as obrigações que a legislação estabelece para os óleos usados. Uma das vantagens deste sistema é que o seu financiamento é assegurado pelos produtores de óleos novos, garantindo a sustentabilidade de todo o sistema de recolha de óleos usados junto dos produtores.

 

Sogilub: Considera que a actividade da Sogilub é importante e porquê?

Norauto: A actividade da Sogilub é de extrema importância pois funciona como um facilitador entre as partes envolvidas no sistema SIGOU, na execução dos objectivos e metas ambientais e nos cumprimentos legais, no que toca aos óleos.

 

Sogilub: Como avalia o desempenho da Sogilub ao longo dos anos?

Norauto: Ao longo dos últimos anos a Sogilub tem acompanhado as evoluções e as necessidades dos vários intervenientes no sistema. A sua intervenção é visível em campanhas de sensibilização, comunicação e formação junto dos diversos intervenientes do sistema e público em geral.

 

Sogilub: Há algum acontecimento promovido pela Sogilub que recorde que tenha sido mais impactante e que gostaria de repetir? De que forma considera que essas acções são importantes?

Norauto: Antes de mais, todas as acções de sensibilização são de extrema importância para ambas as partes, para a melhoria contínua e protecção do meio ambiente e devem continuar a ser realizadas. No caso da Norauto, já foram realizadas algumas acções de sensibilização entre as partes, como exemplo, foi realizada uma acção de sensibilização na Norauto de Alfragide, como ponto de recolha da Sogilub, que teve resultados muito positivos junto do público em geral. Outro exemplo, foi a atribuição de um oleão a um centro-auto Norauto, que reforça a parceria de confiança que existe entre as partes ao longo destes anos.

 

Sogilub: Do seu ponto de vista, que desafios futuros se colocam à Sogilub?

Norauto: Esta pergunta requer algum tempo de reflexão, pois o futuro é algo incerto e que está em constante mudança, como tal, como primeiro passo, a Sogilub deve estar lado a lado com a inovação, acompanhar as alterações e adaptar-se de forma ágil e rápida a todas as transformações. O segundo passo deverá ser na busca contínua pela prevenção, redução e sensibilização, não apenas junto dos seus parceiros mas essencialmente junto do público em geral, mais propriamente junto dos particulares enquanto utilizadores de óleos lubrificantes. Acima de tudo, é importante trabalhar a consciencialização ambiental, o amanhã começa a preparar-se hoje, para um desenvolvimento sustentável e responsável.

Um dos temas que mais nos preocupa é a falta de controlo e a dimensão das mudanças de óleo que possam ocorrer em espaços sem condições ou autorização para o fazer. 

 

Sogilub: Qual a sua opinião sobre a forma como a Sogilub comunica com os Produtores de Óleos Novos? O que há a melhorar?

Norauto: Até agora a comunicação entre as partes têm funcionado de forma rápida e eficaz. É importante que a Sogilub continue a acompanhar todas as alterações e evoluções.

 

Sogilub: Como avalia o portal sogilub.net?

Norauto: Uma ferramenta de fácil acesso aos intervenientes neste processo, que até agora tem funcionado muito bem sem qualquer problema.

 

Sogilub: Qual o seu entendimento em relação ao Certificado ECOLUB?

Norauto: Para os nossos colaboradores, o Certificado ECOLUB reflecte as boas práticas de cada centro-auto Norauto no que toca ao correcto encaminhamento dos óleos usados para o destino final adequado. Reflecte, igualmente, o nosso compromisso com mobilidade sustentável e responsável. Apesar do mesmo estar visível em todas as oficinas Norauto, alguns clientes questionam do que se trata, ainda existe muito desconhecimento quanto às entidades gestoras.

 

Sogilub: Recentemente, a Sogilub desenvolveu uma aplicação para telemóvel, o “SMARTLUBI”, que permite solicitar a recolha de óleos usados. Conhece a aplicação? O que gostaria de ver melhorado?

Norauto: Ficamos muito satisfeitos com esta nova ferramenta que virá certamente facilitar o processo de comunicação entre as partes do sistema, apesar de ainda não termos tido oportunidade de experimentar.

 

Sogilub: Que balanço pode fazer desde a criação do SIGOU até aos dias de hoje, de acordo com a vossa experiência?

Norauto: O balanço é sem dúvida muito positivo, tanto para a Norauto como, no nosso entender, para todos os envolvidos no processo e até para o público em geral.