Internacional- Entidades Gestoras de óleos usados implementam programas educacionais

Um futuro sustentável e ecológico passa não só por existirem tecnologias que permitam utilizar e recuperar os recursos do nosso planeta da melhor forma, mas também por garantir que a população está informada, capacitada e motivada para as utilizar e, dessa forma, contribuir para um futuro mais verde. Para tal, projetos de sensibilização, comunicação e educação (SC&E) são ações essenciais para atingir os objetivos a que, enquanto sociedade, nos propomos.

Esta é também uma responsabilidade adotada por várias entidades gestoras de resíduos, nacionais e internacionais, incluindo no setor dos óleos usados.

A SIGAUS, entidade gestora espanhola focada na gestão de óleos industriais usados, continua com o projeto SIGAUS Environmental Classroom, tendo obtido o apoio do Ministério Regional da Educação e Juventude da Comunidade de Madrid para o ano letivo 2020/21. Este programa é focado em providenciar formação profissional a alunos que pretendam enveredar por uma carreira nos setores afetos à utilização de óleos industriais, preparando-os assim para o contacto com as operações de gestão dos resíduos produzidos por estes. O programa consiste em sessões de treino práticas, aulas teóricas e visitas técnicas a centros de regeneração e tratamento de óleos usados. O número de alunos aumentou para praticamente 112 mil (uma subida de 6,5% face ao ano passado) e, com o apoio do governo regional de Madrid, a SIGAUS espera alcançar ainda mais alunos nos próximos anos, contribuindo assim para a proteção e conservação do ambiente e potenciar cada vez mais a Economia Circular no país.

Também em Itália a CONOU, entidade gestora de óleos minerais usados, aposta em ações de formação, através de participação em programas como o “SAFE Master in Energy Resource Management”. Este programa consistirá num curso com a duração de 7 meses (entre janeiro e julho de 2021) e será constituído por aulas teóricas, visitas técnicas a empresas do setor, e projetos práticos. O programa conta ainda com a participação de mais de 150 professores e 100 empresas e instituições do setor das energias.

Saiba mais sobre estes projetos aqui:

https://www.sigaus.es/en/firma-convenio-cam

http://www.safeonline.it/entry-master-safe/

Master SAFE in Gestione delle Risorse Energetiche: al via le selezioni per la XXII edizione