Internacional – Pandemia levou fabricantes mundiais a apoiar produção de lubrificantes utilizados nos ventiladores

O novo coronavírus Covid-19 foi identificado em seres humanos, no final de 2019, e apanhou o mundo e a comunidade científica desprevenida, desencadeando como resultado uma crise económica e social sem precedentes. Nos hospitais de todo o mundo, o número de doentes que necessitaram de ventilação para ajudar a respiração foi muito elevado. Infelizmente, em muitos casos os ventiladores foram poucos para responder às necessidades verificadas.

Como exemplo de cooperação e, aproveitando para compensar a falta de produção de veículos devido às restrições impostas pela pandemia, vários fabricantes de veículos (como a Ford, a GM e a Tesla), adaptaram as suas linhas de produção para produzir ventiladores, que depois foram enviados para as regiões mais carecidas e afetadas pela pandemia. Em março de 2020, a Ford afirmou a formação de uma parceria com a GE Healthcare para produzir 50 mil ventiladores que foram aprovados pela FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos da América.

Aproveitando também a oportunidade para ajudar a minimizar as necessidades, alguns fabricantes de lubrificantes decidiram colaborar e começaram a fornecer os óleos fundamentais para o funcionamento dos ventiladores. A americana Chemours Co. tornou-se a principal fornecedora dos óleos lubrificantes utilizados pelos ventiladores fabricados pela Ford e GE Healthcare. Também a Rocol, sediada em Leeds, no Reino Unido, anunciou o desenvolvimento de lubrificantes com características específicas para lubrificar peças críticas em ventiladores.

Os lubrificantes destinados a esta aplicação caracterizam-se como sendo incolores, não reativos, nem inflamáveis e seguros para utilização na presença de oxigénio e produtos químicos agressivos.

Saiba mais em:

https://www.lubesngreases.com/magazine/26_7/lubricants-breathe-life-into-ventilators/

https://www.rocol.com/news/rocol-has-lubricants-formulated-for-ventilators-and-breathing-equipment