A Sogilub esteve presente, na qualidade de observador, num simulacro que teve lugar hoje na instalação da Carmona S.A. em S. de Bartolomeu de Messines.
Um simulacro é um evento de prevenção e segurança de caráter extremamente importante, permitindo testar a eficácia do plano de emergência interno bem como treinar os ocupantes, promovendo rotinas de comportamento e atuação perante uma situação de emergência.
Neste caso, o cenário apresentado consistiu num derrame de óleo usado (OU), por rotura de reservatório/GRG no parque de armazenamento. Após detetado derrame de OU (simulação com água) por rotura de um GRG pela equipa operacional, é de imediato dado o alerta para a restante equipa operacional, que dá início à operação de intervenção com a colocação de uma barreira de contenção com material absorvente, para evitar a propagação do derrame. Depois começa a ser colocado material absorvente para permitir a limpeza e recolha do resíduo gerado para reservatório adequado. Por fim, é reposta a “normalidade” e a situação de origem.
Os simulacros têm como principais objetivos:
– Testar e criar rotinas de comportamento perante situações de emergência;
– Divulgar e aprofundar uma cultura de proteção e segurança junto dos colaboradores;
– Verificar se as equipas estão familiarizadas com os equipamentos e procedimentos em caso de derrame.
Em qualquer organização é importante que todos saibam agir perante uma situação de emergência, pelo que, torna-se fundamental informar, divulgar e praticar as medidas de autoproteção exigíveis para cada cenário, sendo da maior importância conhecer os procedimentos de segurança a adotar em caso de emergência e treiná-los sempre que possível.





